GeralPolíciaRio Grande do Sul

Operação Rajada II em Getúlio Vargas

Polícia Civil realiza operação em Getúlio Vargas para desarticular organização criminosa

Na manhã desta sexta-feira, 14 de agosto de 2020, a Polícia Civil realizou a Operação Rajada II, nos municípios de Getúlio Vargas, Sertão, Bagé e Erechim. Foram cumpridas 19 ordens judiciais de busca e apreensão, 13 prisões preventivas, mais 03 prisões em flagrante, além de 01 apreensão de menor em flagrante. As ordens judiciais foram expedidas pela Comarca de Getúlio Vargas.

A operação é resultado de aproximadamente quatro meses de investigações conduzidas pela Delegacia de Polícia de Getúlio Vargas, e objetivou desarticular uma quadrilha envolvida no tráfico de entorpecentes e no envio de veículos furtados/roubados para outros estados e, até mesmo, para outros países. Este mesmo grupo planejava ainda executar pelo menos 03 roubos a banco na região norte do Estado, que foram evitados a partir de ações da Polícia Civil, desenvolvidas entre os meses de maio e junho deste ano.

A operação RAJADA teve início em 26 de maio de 2020, com a prisão de dois indivíduos, sendo que um deles era um conhecido assaltante de bancos, o qual se encontrava foragido do sistema prisional. Com a prisão destes criminosos, novos suspeitos passaram a ser investigados até que desencadeou-se a primeira fase da Operação Rajada, em 04 de junho de 2020, que culminou com a apreensão de armas, dentre as quais, uma submetralhadora.

A partir da primeira fase da Operação Rajada, verificou-se a existência de uma rede de criminosos, que possuíam como vínculo comum o tráfico de entorpecentes. Este grupo seria o responsável por grande parte do tráfico de drogas em Getúlio Vargas, porém atuaria em toda a região norte.

Uma das formas de financiar o tráfico e manter a estrutura financeira do grupo era através do cometimento de roubos e receptação de veículos furtados/roubados. Tais veículos obtidos criminosamente eram destinados para fornecedores de entorpecentes de outros estados e países.

Com a intensiva da Polícia Civil, em Junho deste ano, as lideranças da organização criminosa fugiram de Getúlio Vargas, vindo a se esconder em Erechim e São Gabriel. Após um contínuo trabalho de investigação, aliado aos serviços de inteligência policial disponíveis, o principal líder da quadrilha foi localizado em Erechim, hoje, durante a operação, onde permanecia escondido das autoridades policiais. Outro membro da organização criminosa, teria fugido para São Gabriel, onde foi preso hoje, também durante a operação, por policiais civis daquele município.

No dia de hoje participaram da operação 139 policiais civis, oriundos das regiões de Erechim, Passo Fundo, Vacaria, Soledade, Carazinho, Bagé e Cruz Alta, e foram empregadas 45 viaturas. Foram localizados e presos 14 indivíduos, dos quais, 13 possuíam mandados de prisão preventiva em seu desfavor, e 1 que foi preso em flagrante por posse de arma de fogo com numeração raspada. Dois dos indivíduos que possuíam mandados de prisão, também foram autuados em flagrante delito porte ilegal de uso de arma de fogo de uso restrito e por tráfico de drogas. Foi apreendido ainda 1 menor de idade, por ato infracional análogo aos crimes de tráfico de drogas e posse de arma de fogo. Sete armas foram apreendidas, dentre as quais 4 revólveres e 3 espingardas, assim como munições de diversos calibres. Dois veículos utilizados pela organização criminosa também foram apreendidos, sendo uma VW/Parati e um Renault/Logan. Não obstante, foram apreendidas ainda porções de maconha e de cocaína. Celulares, balanças de precisão, lunetas, toucas ninja e outros petrechos também foram encontrados e apreendidos durante as buscas.

Após a lavratura de todos os documentos pertinentes, os presos foram encaminhados ao Presídio de Getúlio Vargas. O menor será apresentado ao MP.

Segundo o Delegado de Polícia Jorge Fracaro Pierezan, titular da DP de Getúlio Vargas, “as ações de hoje pretendem reestabelecer a ordem social na cidade, e demonstrar que a Polícia Civil estará sempre atenta a estes grupos que pretendem impor o crime ao cotidiano da população getuliense”.

FONTE: POLÍCIA CIVIL

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo