GeralRio Grande do Sul

RS | Apenados do Presídio de Arroio do Meio fabricam casinhas para cachorros abandonados

Uma rede de contribuição tem ajudado na construção de casinhas para cachorros acolhidos em abrigos de alguns municípios do Vale do Taquari. O projeto foi iniciativa da psicóloga Candice Tieze, 30, que contou com a colaboração de protetores independentes.  Segundo Candice, a ideia surgiu quando leu matérias nas redes sociais sobre a produção de casinhas feitas por presos no RS. Dessa forma, procurou a administração do Presídio de Arroio do Meio e propôs uma parceria semelhante, contando com a mão de obra prisional. Com a ajuda de protetores independentes, que arrecadaram materiais entre as comunidades de Estrela, Arroio do Meio e Lajeado, as primeiras casinhas ficaram prontas e entregues a locais estabelecidos pelas protetoras.  Conforme Candice, as unidades foram montadas com bastante capricho, além de a proposta ter sido bem aceita pelos presos. Agora, a ideia é aumentar a produção das peças, o que depende da doação de mais material.

FONTE: Susepe RS
FONTE: Susepe RS

“Dependendo da situação, se tiver algum cão na rua precisando, vamos decidir no grupo de ajuda aos animais”, explicou a psicóloga. O administrador do Presídio de Arroio do Meio, Rogério Tatsch, reiterou que os organizadores do projeto precisam de madeira, brasilit, parafusos e pregos (17×27 e 16×24) para aumentar a rede de doações das casinhas.
Inclusão e remição “Esta ação promove a inclusão social e garante mais aconchego e tratamento digno aos animais abandonados nas ruas. Em torno deles, uma rede de solidariedade se movimenta, reverberando atitudes do bem”, disse Tatsch. A vantagem do apenado em participar desse projeto é adquirir experiência com marcenaria e garantir o seu direito à remição de pena. A cada três dias trabalhados, o preso diminuiu um da pena. Atualmente, o Presídio Estadual de Arroio do Meio tem 47 apenados. A casa prisional é modelo nos âmbitos estadual e nacional, com sala de aula na prisão, projetos de leitura e galeria para trabalho interno, informou a delegada penitenciária da 8ª Região (Vale do Rio Pardo), Samantha Longo.

FONTE: Susepe RS
FONTE: Susepe RS

Interessados em contribuir podem deixar os materiais no Presídio de Arroio do Meio (fone 3716-1551) ou na Associação dos Protetores de Animais de Arroio do Meio (APAAM).

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo