GeralRio Grande do Sul

TEMPORAL ATINGE VÁRIOS MUNICÍPIOS DO RS E PROVOCA DESTRUIÇÃO

Tempestades severas provocaram muitos estragos em municípios da região das Missões, no Noroeste do Rio Grande do Sul, na manhã desta quarta-feira (16).

Entre as cidades que mais foram atingidas pelos temporais com vento forte e granizo estão Santo Ângelo, Entre-Ijuís e Caibaté. O vento teve força destrutiva em alguns pontos, trazendo danos.

Em Santo Ângelo, o vento provocou estragos em diferentes pontos da cidade como queda de árvores e destelhamentos. Em frente à catedral da cidade, árvore de grande porte veio abaixo com o vento.

Algumas ruas foram interrompidas pela queda de postes e árvores. A cobertura de um posto de combustíveis foi arrancada pela ventania na entrada da cidade.

Em Caibaté, várias residências foram destelhadas e muitas árvores caíram pelo vendaval. Na linha Caaró, comunidade que fica a três quilômetros da cidade, houve o maior registro de casas destelhadas. Uma pessoa foi atingida com o desabamento de um galpão, sendo socorrida pelo SAMU, e transferida para um hospital.

Os temporais ainda fizeram estragos em Rolador, São Miguel das Missões e Entre-Ijuís. O acesso ao município de Caibaté pela ERS-536 chegou a ficar parcialmente bloqueado pela queda de árvores, logo retiradas. Muitos pontos ficaram sem luz na região devido à queda de árvores sobre a rede elétrica, cabos rompidos e postes que caíram com o vento.

Um caminhão tombou com o temporal na BR-285. O motorista tinha como destino Santa Rosa, mas não sofreu ferimentos.

Imagens de radar meteorológico mostraram núcleos fortes de tempestades isolados na região das Missões. O aporte de ar quente em altitude e a presença de uma corrente de jato em baixos níveis geraram condições ideais para a formação de células de tempestade capazes de gerar eventos severos de vento localizados. Há evidências que alguns pontos foram atingidos por downburst ou microexplosão atmosférica, uma corrente de vento violenta descendente. A MetSul havia advertido para o risco de temporais isolados no Estado nesta quarta-feira.

Com informações: MetSul Meteorologia 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo