CulturaGeral

Os Monarcas recebem a Comenda Boa Vista do Erechim – Centenário

Na última segunda-feira (25), o Poder Legislativo erechinense prestou uma justa homenagem a um dos mais destacados ícones da cultura tradicionalista do Rio Grande do Sul. Em uma sessão especial marcada pela emoção, o grupo Os Monarcas recebeu a Comenda Boa Vista do Erechim – Centenário como forma de reconhecimento e agradecimento por tão bem representar a Capital da Amizade nos mais diversos lugares há quase 50 anos. Fundador do conjunto, Nésio Alves Corrêa, o Gildinho, recebeu a honraria das mãos da vereadora Sandra Picoli (PCdoB), proponente da congratulação, acompanhada do presidente Alderi Oldra (PT) e do prefeito Luiz Francisco Schmidt. Também compôs a mesa de autoridades a coordenadora da 19ª Região Tradicionalista do Rio Grande do Sul, Cleusa Sotoriva.

Em vídeo produzido pela TV Câmara Erechim e exibido durante a sessão, Gildinho recordou sua trajetória, desde os primeiros contatos com sua inseparável amiga gaita até a formação d’Os Monarcas, em 1972. Na sequência, o jovem músico erechinense Paulo Izoton encantou aos presentes com sua interpretação de um clássico do grupo homenageado, “Cheiro de Galpão”. Paulo ainda apresentou no plenário o hino tradicionalista do município, “Erechim, História e Canto”, canção recentemente considerada como patrimônio cultural do estado.

Bastante emocionado, Gildinho foi à tribuna agradecer a distinção em nome do grupo, enfatizando o quanto Erechim representa não só para a trajetória d’Os Monarcas, mas para sua vida. “A emoção é tão grande, agradeço a todos que se empenharam nessa homenagem. O que nós fizemos por Erechim é muito pouco comparado ao que temos recebido daqui. Escolhemos a terra ideal, a terra certa para vivermos. Vamos continuar trabalhando em prol da cultura de nossa querida Erechim”, destacou o músico.

FONTE E FOTO: ASSECOM. Câmara Municipal de Vereadores de Erechim

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo